O Governo do Amapá está realizando a entrega de mais de 2,5 mil cestas de alimentos para famílias do Distrito do Carnot e aldeias indígenas de Oiapoque. A medida faz parte das ações para combater a situação de emergência nos locais, devido ao surgimento de doenças causadas por três fungos e uma bactéria em plantações de mandioca.
Ao todo, foram enviados 300 kits para Calçoene e 2,2 mil para o Oiapoque. As entregas vão ocorrer até sexta-feira, 7. A mandioca é a base da alimentação dos povos indígenas da região de Oiapoque, que abriga 66 aldeias e uma população estimada em mais de 10 mil indígenas.
A crise fitossanitária atinge todas as áreas de plantio e impactam diretamente a produção de farinha. As atividades assistenciais de envio e distribuição dos kits de alimentos estão sendo coordenadas e desenvolvidas por equipes da Secretaria de Estado da Assistência Social e da Defesa Civil.
“Nós estamos atuando desde o início dessa crise fitossanitária para atender essas comunidades indígenas afetadas. É uma garantia de direitos, e por meio do 'Amapá Sem Fome', nós realizamos o envio dessa alimentação para as pessoas que sofrem as consequências dessa situação”, destacou o secretário adjunto de Assistência Social, Rarison Santiago.
Medidas Assistenciais imediatas
A situação de mergência foi decretada em julho de 2023 e desde então, o Governo do Amapá vem adotando medidas para amenizar os prejuízos e garantir a segurança alimentar dos produtores. Já foram atendidas mais de 2,5 mil famílias com o envio de mais de 190 toneladas de alimentos, que assistem tanto os trabalhadores quanto os moradores das áreas mais prejudicadas.
Mín. 25° Máx. 31°