Abrindo novas possibilidades na relação entre amapaenses e guianenses, a retomada do procedimento de emissão de visto para brasileiros no Amapá na segunda-feira, 9, resultado do empenho da cooperação entre os povos-irmãos, foi uma conquista celebrada pelo governador Clécio Luís. O gestor cita que esse é mais um passo rumo à dispensa da necessidade do procedimento.
“Dia histórico para a cooperação transfronteiriça entre o Amapá e a Guiana Francesa. A pauta mais simbólica do dia é o trânsito de brasileiros para o território da Guiana. Isso facilita as possibilidades de cooperação em educação, pesquisas, saúde, meio ambiente, esporte, turismo, e principalmente para realizarmos negócios entre amapaenses e guianenses. A gente voltou a conseguir tirar o visto aqui no Amapá, mas o que nós queremos mesmo é abolir a necessidade desse documento”, destacou o governador.
A retomada do procedimento foi oficializada durante visita ao Amapá do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. Ele foi recebido com honrarias pelo governador no Palácio do Setentrião e também visitou a Escola Estadual de Classe Bilíngue Professora Marly Maria e Souza da Silva, premiada pela excelência no ensino da língua francesa.
Desde que foi retomada a cooperação transfronteiriça entre Amapá e Guiana Francesa em 2023, o retorno da emissão do visto em território amapaense era a principal pauta levantada pelo governador Clécio Luís, defendida também pelo governo do presidente Lula, garantindo a legalidade no trânsito de pessoas.
A gestão tem a cooperação internacional na região como uma prioridade estratégica para o desenvolvimento econômico, social e cultural de ambos os territórios.
“O procedimento do visto no Amapá facilita muito as relações que já existem entre as nações para pesquisa, para cultura, para estudos, para empreender e fazer negócios, é o resultado imediato. A longo prazo, isso também significa a aproximação dos dois países, dois continentes. O Amapá é uma porta para a França acessar o mercado da América do Sul, e para nós a Guiana Francesa é uma porta para a Europa”, complementou Clécio Luís.
Saiba como solicitar
Para solicitar o documento é necessário realizar o agendamento gratuito, exclusivamente pela internet, no site do consulado francês. O interessado deve solicitar o serviço pela opção “agendamento durante uma missão especial em Macapá”, selecionar que leu as informações disponíveis no site e marcar uma consulta nas datas disponíveis.
Neste primeiro momento, 22 pessoas já iniciaram o procedimento nesta terça-feira, 10, no edifício da Associação Comercial e Industrial do Amapá. A próxima emissão deve ser feita em 45 dias ou conforme a demanda de solicitação no site francês.
Mín. 25° Máx. 31°