Um redemoinho de poeira surpreendeu e assustou os moradores de Tartarugalzinho, município localizado a cerca de 230 km de Macapá, na tarde desta terça-feira (1º). O fenômeno, com formato de funil, foi causado pelas altas temperaturas da região, segundo o meteorologista Jefferson Vilhena.
De acordo com Vilhena, que faz parte do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), redemoinhos desse tipo podem, dependendo de sua intensidade, provocar danos significativos. Ele explicou que o fenômeno ocorre devido à diferença de temperatura entre áreas com tipos de superfícies diferentes, como asfalto e terra.
"Quando o ar quente sobe rapidamente em áreas com diferentes materiais, é comum que esses redemoinhos se formem, especialmente durante o período de estiagem," explicou o meteorologista.
Vídeos gravados por moradores mostram a força do redemoinho, que, apesar de impressionante, dissipou-se rapidamente sem causar danos. O Amapá está passando por um período de estiagem, com menos chuvas e temperaturas que alcançam até 35 °C.
Mín. 25° Máx. 31°