Quem mora ou trafegava pelo Trevão, no Loteamento Parque das Oliveiras, em Santana, a 17 km de Macapá, ficou assustado ao presenciar um redemoinho de poeira que causou prejuízos na região. O local, onde caminhoneiros costumam estacionar para descansar, foi atingido pelo fenômeno natural, que arrancou telhas de um restaurante.
Segundo relatos, o redemoinho começou nas margens da rodovia Duca Serra e durou cerca de 15 minutos. Durante esse período, objetos foram lançados ao ar. No restaurante atingido, as telhas arrancadas pelo vento chegaram a danificar um carro estacionado. Antônio Santos, funcionário de uma borracharia próxima, descreveu o momento: "Nunca vi algo assim. Levou tudo o que estava no chão, levantou muito lixo e arrancou as telhas do bistrô. Se durasse mais tempo, o estrago seria maior".
Apesar dos danos e do susto, o fenômeno não atingiu áreas residenciais, bares ou restaurantes, dissipando-se logo em seguida.
O meteorologista Jefferson Vilhena, do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do Iepa, explicou que redemoinhos como esse são causados por altas temperaturas. "Em dias quentes e secos, o ar quente sobe rapidamente e, ao encontrar ventos de direções opostas, provoca redemoinhos, que geram uma baixa pressão atmosférica, capaz de levantar poeira e até objetos pesados, como telhas e pedras", detalhou o especialista.
Mín. 25° Máx. 31°