O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) alerta a população para um esquema de golpes que notificam o condutor sobre falsas multas e a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essas tentativas de comunicação têm sido feitas pelo e-mail do usuário ou por SMS no aparelho celular.
Para evitar cair neste tipo de fraude, o Detran-AP reforça que não envia multas por e-mail e não notifica suspensão de CNH por estes canais, e orienta o cidadão a não realizar nenhum pagamento que não seja no boleto autêntico, emitido pelo sistema do órgão.
“Tem sido muito comum criminosos estarem cada vez mais rápidos utilizando esses mecanismos que acabam por lesar o condutor. O motorista deve estar sempre atento a que tipo de mensagem recebeu no aparelho, e não prosseguir com pagamentos por links de PIX ou códigos QR de cunho criminoso”, enfatiza o diretor-presidente do Detran Amapá, capitão Rorinaldo Gonçalves.
Para saber se a CNH foi realmente suspensa, o condutor deve consultar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Outra forma é por meio da busca do nome no Diário Oficial do Estado do Amapá. Essa notificação também pode chegar via correspondência dos Correios.
Sobre o golpe
No golpe, o usuário recebe uma mensagem no número de telefone, sendo notificado sobre uma suposta cassação da CNH, direcionando para o site criminoso, que solicita os dados do usuário e senha da plataforma GOV.BR.
De outro modo, a comunicação via e-mail informa uma suposta multa registrada pelo Detran-AP, e orienta o cidadão a clicar em um link malicioso para realizar o pagamento da infração, momento em que o condutor cai em um golpe.
Esse tipo de ataque cibernético é chamado phishing, uma estratégia criminosa que pode utilizar o nome de uma entidade legítima, como o Detran do Amapá, para induzir a pessoa a clicar em links suspeitos, que capturam informações sigilosas para aplicar golpes na internet.
Onde checar com segurança
No Amapá, é possível consultar se há infrações registradas por meio do site detran.ap.gov.br, ou de forma presencial, na sede do Detran, localizada na Zona Norte de Macapá.
No site, o condutor deverá clicar na aba ‘Veículos’, em seguida ‘Consulta de Veículos’. Ao informar a placa e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), será possível visualizar todas as multas registradas, com a possibilidade de emitir os boletos para pagamento de forma segura.
O sistema integrado também apresenta as penalidades aplicadas por outros órgãos de fiscalização na esfera municipal e federal, como a Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), Polícia Rodoviária Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O cidadão também pode consultar as infrações no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. No dispositivo, além de ter acesso às penalidades registradas, o condutor tem a oportunidade de realizar o pagamento das multas com desconto.
Mín. 23° Máx. 29°