Um incêndio de grande proporção atingiu uma área de vegetação às margens da rodovia AP-010, no distrito de Anauerapucu, município de Santana, no Amapá, na tarde desta quinta-feira (21). O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) realizou uma força-tarefa para resgatar animais silvestres, muitos dos quais estavam sendo queimados ou intoxicados pela fumaça.
Em um vídeo registrado pela prefeitura de Santana, é possível ver o resgate de um tamanduá, espécie comum na região. O animal estava coberto de fuligem, com queimaduras graves e visivelmente assustado. “Ele está desesperado”, relatou um bombeiro durante o salvamento. Outro momento mostra a equipe capturando uma capivara que, ferida e com marcas de queimaduras, também foi encaminhada para tratamento.
Os animais resgatados foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, onde receberão os cuidados necessários. Segundo o cabo Ronival Virgolino, responsável pela operação, somente nesta quinta-feira (21), foram registrados cinco focos de incêndios na região metropolitana do Amapá, incluindo os municípios de Mazagão, Macapá e Santana.
"Estamos em um período crítico de seca e estiagem, o que agrava os incêndios. Além de combater as chamas, trabalhamos na proteção do patrimônio, da população e do meio ambiente. Hoje, por exemplo, resgatamos diversos animais feridos, o que reforça o alerta para que a população evite queimadas", destacou o cabo Ronival.
Ele também orientou que incêndios sejam denunciados imediatamente para que as equipes possam agir antes que as chamas se espalhem, minimizando os danos ao meio ambiente e à fauna local.
Mín. 23° Máx. 29°