Exaltando os feirantes e as feiras que movimentam a economia no enredo: "A Vida é uma Feira", a Embaixada de Samba Cidade de Macapá abriu, nesta sexta-feira, 28, no Sambódromo, com mais de uma hora de atraso e sob chuva, a primeira noite dos desfiles das escolas de samba do Amapá no Carnaval do Meio do Mundo 2025, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com investimentos do Governo do Estado e de emenda do senador Davi Alcolumbre.
Comemorando seu Jubileu de Diamante e querendo quebrar um jejum de 12 anos sem títulos, o último foi no ano de 2012, a agremiação do Grupo de Acesso, com as cores predominantes azul e rosa, transformou a avenida Ivaldo Veras em um palco de celebração carnavalesca, à vida e à cultura popular, repleta de brilho, com cerca de 900 brincantes, divididos em 12 alas, 1 carro alegórico e 3 tripés.
Confira como foi o desfile
A Embaixada de Samba Cidade de Macapá desfilou em meio a chuva, os brincantes da comissão de frente trouxeram a tradicional “xêpa” com barraquinhas de frutas, verduras, vendedoras, mulheres em múltiplas cores, representando o hortifrúti.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira veio, nas cores branco e azul, oficiais da escola, com adereços brilhantes com luzes e notebooks em performances que remetem a feira tecnológica.
O primeiro tripé da agremiação mostrou a representação do sol e do galo em seu topo, representando o alvorecer, na qual os feirantes acordam cedo para trabalhar. Nos demais tripés foram destacados o parque de diversões, e sua grande roda gigante e o mercado de peixes. Os foliões com vestes coloridos e seus aventais, representando a dedicação dos feirantes em garantir o alimento da população.
Encerrando o desfile, o carro alegórico apresentou um grande hortifrúti com bananas, maçãs, peras e um e abacaxi, na qual as passistas sambavam na coroa do fruto. A bateria foi a última ala sair da avenida, mostrando em sua cadência a mistura brasileira das canções que ganham o mundo nas mais variadas feiras.
Confira as escolas que ainda desfilam na 1ª noite do Carnaval 2025 no Amapá:
*ATRASO DE 1 HORA NA PROGRAMAÇÃO
Confira as escolas que desfilam no sábado, 1º de março
Apuração
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Amapá será na quarta-feira, 5, a partir das 15h, no Sambódromo de Macapá. Os primeiros resultados serão do Grupo de Acesso, que reúne quatro agremiações:
Em seguida, será a apuração das seis escolas de samba do Grupo Especial:
Quesitos julgados
Os jurados vão dar notas de 1 a 10 para os seguintes quesitos: Enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.
Carnaval do Meio do Mundo
O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.
Mín. 23° Máx. 25°