A Marinha resgatou, na terça-feira (4), três tripulantes de uma embarcação pesqueira que ficou à deriva na costa do Amapá após falhas mecânicas. O barco partiu de Oiapoque no dia 21 de fevereiro com destino a Vigia (PA), mas não tinha autorização para navegar em alto-mar.
No dia 28 de fevereiro, a embarcação sofreu uma avaria no sistema de combustível e ficou à deriva. Após o reparo da peça danificada, a viagem foi retomada, mas no dia 2 de março, o motor voltou a apresentar problemas, deixando o barco novamente à mercê das correntes marítimas. A situação piorou quando um dos tripulantes, um pescador de 52 anos, começou a sentir fortes dores no peito e dificuldades para se locomover.
Diante da emergência, os tripulantes acionaram socorro via rádio UHF. O Navio-Patrulha “Bocaina”, sediado em Belém (PA), foi enviado ao resgate, partindo da Base Naval de Val de Cães na madrugada do dia 3 de março. Após cerca de 30 horas de navegação, a embarcação foi interceptada no Oceano Atlântico.
Antes do resgate, o pescador que passava mal recebeu atendimento remoto do médico de bordo do navio. O barco pesqueiro foi rebocado até a sede da Capitania dos Portos do Amapá, em Santana (AP), onde as autoridades instauraram um inquérito para apurar as causas e responsabilidades do incidente.
Mín. 23° Máx. 25°