23°C 25°C
Macapá, AP
Publicidade

Piratas Estilizados vence o Carnaval 2025 no Amapá após empate acirrado

Escola conquistou o título no critério de desempate e emocionou com enredo sobre o açaí

06/03/2025 às 08h24
Por: Redação
Compartilhe:
Piratas Estilizados vence o Carnaval 2025 no Amapá após empate acirrado

A escola de samba Piratas Estilizados sagrou-se campeã do Grupo Especial do Carnaval 2025 no Amapá. A apuração das notas ocorreu na tarde desta quarta-feira (5), no Sambódromo de Macapá, iniciando com as escolas do Grupo de Acesso e, em seguida, com as do Grupo Especial.

Com 51 anos de história, a tradicional agremiação "alaranjada" buscava repetir o feito de 1996, quando conquistou seu primeiro título na elite do carnaval amapaense. Neste ano, encantou o público com o enredo "Da Lenda de Iaça ao Sabor Açaí que Conquistou o Mundo", uma homenagem ao fruto símbolo da identidade cultural do estado.

A disputa foi acirrada, e Piratas Estilizados empatou com a Boêmios do Laguinho, ambas com 180,60 pontos. O título foi decidido no critério de desempate, onde a campeã levou vantagem no quesito comissão de frente.

Logo após o anúncio do resultado, houve tumulto entre torcedores e integrantes das agremiações. A polícia precisou intervir utilizando spray de pimenta para conter os ânimos.

Classificação final do Grupo Especial:

???? 1º lugar – Piratas Estilizados – 180,60 pontos
???? 2º lugar – Boêmios do Laguinho – 180,60 pontos
???? 3º lugar – Piratas da Batucada – 180,40 pontos
???? 4º lugar – Maracatu da Favela – 180,00 pontos
???? 5º lugar – Império do Povo – 179,90 pontos
???? 6º lugar – Império da Zona Norte – 179,70 pontos

Na cadência da bateria "Orquestra de Bambas", campeã do Estandarte Mestre Monteiro de melhor do Carnaval 2025, Piratas Estilizados foi a segunda agremiação do Grupo Especial a entrar na Avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo de Macapá, na madrugada deste sábado, 1º de março, no desfile das escolas de samba do Carnaval do Meio do Mundo, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com investimentos do Governo do Estado e de emenda do senador Davi Alcolumbre.

???? FOTOS: Piratas Estilizados exalta o fruto da cultura do Amapá com 'Da lenda de Iaça ao sabor açaí que conquistou o mundo'

Com 51 anos de história, a agremiação "alaranjada", que busca repetir o feito de 1996, quando conquistou o único título da elite do carnaval no estado, surpreendeu com grandes alegorias ao apresentar o enredo repleto de sabor regional com "Da Lenda de Iaça ao Sabor Açaí que Conquistou o Mundo", exaltando o principal fruto da cultura amapaense. 

Casal de mestre-sala e porta-bandeira com inspiração indígena nas cores laranja e verde
Casal de mestre-sala e porta-bandeira com inspiração indígena nas cores laranja e verde
Foto: Aog Rocha/GEA

Confira como foi o desfile

A chuva deu uma trégua para a apresentação da Piratas Estilizados. O “pavilhão alaranjado” trouxe na comissão de frente a “força de Oxóssi” que foi interpretada pelos integrantes da comissão de frente “A Lenda do Açaí” e agitaram o público do Sambódromo.

No carro abre-alas, um indígena com imagens holográficas no peito e movimentos, além de três açaizeiros grandes, abriu caminho para que os integrantes distribuídos em 11 alas contassem a trajetória do tradicional açaí do Amapá.

Compositores Joãozinho Gomes e Nilson Chaves foram homenageados na Avenida Ivaldo Veras
Compositores Joãozinho Gomes e Nilson Chaves foram homenageados na Avenida Ivaldo Veras
Foto: Aog Rocha/GEA

A agremiação do bairro do Laguinho, homenageou os compositores da música “Sabor Açaí”, que ajudou a propagar o fruto para o mundo. A bateria “Orquestra de Bambas” contagiou o público, além de celebrar, no último carro alegórico, a conquista que o alimento teve no mundo, como os pontos turísticos de países como Estados Unidos, França e Japão, além da velha guarda da escola.

Piratas Estilizados foi a penúltima escola de samba da noite, no Sambódromo, que iniciou com as agremiações Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Solidariedade, ambas do Grupo de Acesso, e Império da Zona Norte, do Grupo Especial.

A conquista que o alimento teve no mundo foi exaltada na alegoria
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.