Iniciada pelo Amapá, a proposta também visitará outros estados amazônicos para intensificar a integração com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que durante o evento disponibiliza uma equipe técnica para realizar atendimentos personalizados e tirar dúvidas sobre os instrumentos fiscais e financeiros que o órgão dispõe.
O encontro segue até quinta-feira, 13, sob organização dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Sudam, com apoio da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Estado em Brasília e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá.
“A Sudam oferece diversos incentivos fiscais para a implantação de projetos e para a operação econômica no estado e nós estamos qualificando a equipe de governo, das prefeituras e empresários para terem acesso a esses incentivos fiscais e também aos fundos que a superintendência gerencia, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA)”, destacou o vice-governador Teles Júnior.
Durante o encontro, informações e propostas sobre a execução de convênios e projetos estratégicos que possam melhorar a qualidade de vida da população serão o assunto central junto aos com os gestores estaduais. O ‘Conexão Amazônia’ renova e reforça a missão institucional, que é a promoção do desenvolvimento includente e sustentável da região.
“Nós estamos atuando para tentar disseminar mais as informações referentes a esses incentivos aqui no estado. Nós aumentamos de 7 para 14 o número de empresas beneficiadas no Amapá, mas a gente precisa ampliar ainda mais e para isso a gente precisa qualificar o pessoal e mostrar para os empresários esses incentivos”, enfatizou o vice-governador.
Com a iniciativa, a Sudam, que é um órgão de planejamento e desenvolvimento regional com atuação nos nove estados da Amazônia Legal, irá coletar subsídios para propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios, setores produtivos e outros atores aos recursos federais, a partir dos instrumentos de ação da instituição.
“Esse é um evento para conectar a Sudam e o desenvolvimento da Amazônia com as cidades, os municípios e os estados. A ideia é trazer capacitação e qualificação para a ponta, para os usuários, investidores e os empresários que acessam as ferramentas que nós temos, de benefício, de incentivo fiscal, de redução de imposto de renda, entre outros. E também a questão dos convênios, que muitos municípios não utilizam essa ferramenta via Governo Federal, que é a plataforma do Transferegov. Nós dobramos o número de empresas incentivadas aqui nos últimos dois anos e a gente vê que o Estado é promissor e está crescendo cada vez mais com políticas públicas que realmente funcionam”, esclareceu o gestor da Diretoria de Gestão Fundos e Atração de Investimentos da Sudam, Wilson Ferreira.
Os incentivos fiscais, benefícios tributários como isenção de impostos a empresas instaladas na Amazônia, ferramenta que gera emprego e renda, também estão entre os temas centrais das discussões. Os gestores vão propor medidas conjuntas com federações da indústria, comércio, cooperativas, entre outros, para melhorar a performance dos incentivos, alcançando mais beneficiários.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 13 de março
SERVIÇO:
Conexão Amazônia – Etapa Amapá: conectando municípios para o desenvolvimento da Amazônia
Data: 12 e 13 de março (quarta e quinta-feira) – das 8h às 17h
Local: Auditório Campos do Laguinho do Sebrae Amapá
Endereço: Avenida Ernestino Borges, nº 740, Centro, Macapá
Contato: Ana Paula Catete: (91) 98243-0715
Mín. 23° Máx. 25°