24°C 28°C
Macapá, AP
Publicidade

Moeda de 1773 e artefatos históricos são descobertos em escavação na antiga Residência do Governo do Amapá

Achados incluem cachimbos holandeses e ingleses, além de louças europeias dos séculos 18 e 19

18/03/2025 às 08h05
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Jhon Martins/GEA
Foto: Jhon Martins/GEA

Durante as escavações realizadas nas obras de reforma da antiga Residência do Governo do Amapá, arqueólogos descobriram uma moeda de 1773 e diversos artefatos históricos. A nova descoberta se soma a uma moeda de 20 réis, datada de 1775, encontrada anteriormente no local.

Segundo os estudos, as louças europeias identificadas são originárias de Portugal e Inglaterra, pertencentes aos séculos 18 e 19. Entre os objetos catalogados estão faianças, cerâmicas, louças de barro, argila e pó de pedra. Além disso, foram encontrados cachimbos de fabricação inglesa e holandesa, datados entre 1751 e 1840.

Foto: Jhon Martins/GEA

Os itens serão analisados e registrados pelo Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá (Cepap) da Unifap. As descobertas antecedem a conclusão das obras da Fortaleza de São José de Macapá e a implementação da política cambial brasileira, que teve início em 1808.

Os pesquisadores destacam que antes da presença portuguesa, povos indígenas já habitavam a região. Além disso, os achados representam uma das maiores coleções de cachimbos e louças europeias associadas ao período da escravidão na Amazônia. “Isso revela que existe um centro histórico invisível em Macapá e talvez não se tenha uma coleção dessa magnitude na região amazônica”, explicou Kleber Souza, arqueólogo e coordenador dos estudos.

Foto: Jhon Martins/GEA

As pesquisas estão na fase final da primeira etapa, que abrange as escavações no local da residência. Em seguida, os trabalhos avançarão para outras áreas. A obra segue conforme as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) concentrando esforços na finalização da estrutura de forro e na instalação de componentes de madeira.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.