"Abril Azul - Mês de Conscientização do Autismo" chegou e o Governo do Amapá oferece diversos serviços e atendimento para as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pelo Projeto TEAcolho, como a carteira de identificação e o cordão de girassol. Nesta quarta-feira, 2, Dia Mundial do Autismo, conheça os serviços disponíveis e direitos das pessoas com TEA.
O projeto TEAcolho, está em todas as unidades do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão Super Fácil (Siac/Super Fácil) que garante assistência inclusiva e acessível aos autistas, seus responsáveis e acompanhantes. O projeto conta com brinquedoteca adaptada e servidores qualificados para orientar os encaminhamentos necessários. Só em 2024 foram concluídos mais de mil atendimentos.
A iniciativa, que existe desde 2019, é dedicada às pessoas com autismo para que tenham além dos serviços, acesso a informações sobre os seus direitos. Com a carteira do TEA, a pessoa autista pode solicitar por exemplo, a isenção de IPVA, vagas prioritárias, acessos especiais em locais públicos, facilidade para marcação de consultas, entre outros serviços.
Dona Marinete do Socorro Maia, de 59 anos, que trabalha como diarista solicitou no projeto TEAcolho do Super Fácil Centro a carteirinha de sua neta Manuelly, de 4 anos.
“Como sou uma das responsáveis pela criação da minha neta, junto com a minha filha e ela não pôde vir, solicitei a emissão aqui no Super Fácil. É importante pra ela, principalmente para a escola que inicia ano que vem”, destacou.
A Carteira do TEA de Manuelly chegará em 10 dias e juntamente com o Cordão de Girassol vai proporcionar à criança, direitos e uma vida com acessibilidade e prioridades garantidas por lei em todo o país.
O TEAcolho também recebeu materiais e brinquedos interativos que vão compor todas as salas do projeto nas unidades. São diversos equipamentos e instrumentos multissensoriais e tecnológicos, adquiridos com emenda do deputado estadual Delegado Inácio. Como ressalta o diretor-geral de Atendimento do Super Fácil, Wenderson Leite.
“Todas as nossas salas do Projeto TEAcolho serão padronizadas e vão ficar mais modernas, bonitas e acolhedoras. É mais um compromisso do Governo do Amapá para atender as pessoas com respeito e dignidade, além da garantia de direitos. As ações serão intensificadas durante todo o mês de abril”, enfatizou o diretor.
TEAcolho no Super Fácil
O projeto TEAcolho está em todas as nossas 14 unidades do Sistema Super Fácil e funciona das 7h às 13h30. Veja os documentos necessários e seus direitos:
Serviços
Direitos
Mín. 24° Máx. 28°