A Petrobras obteve, na última sexta-feira (4), a licença da Secretaria de Meio Ambiente do Amapá para iniciar as atividades da Unidade de Atendimento e Reabilitação de Fauna, localizada no município de Oiapoque, no extremo norte do estado.
Projetada para atuar como um hospital veterinário, a unidade conta com ambulatório, salas de atendimento, estabilização, centro cirúrgico e espaços específicos para o cuidado de aves, mamíferos marinhos, tartarugas, golfinhos e peixes-boi.
A estrutura faz parte das exigências do licenciamento ambiental relacionadas ao projeto de perfuração do bloco FZA-M-59, situado em águas profundas da Margem Equatorial brasileira, a mais de 540 quilômetros da foz do rio Amazonas. O objetivo da Petrobras é investigar a existência de petróleo na região costeira do Amapá.
O centro em Oiapoque funcionará de forma integrada ao Centro de Despetrolização e Reabilitação de Fauna que a companhia mantém em Belém, no Pará.
Apesar da autorização estadual, a operação completa da unidade ainda precisa passar por vistoria do Ibama. Segundo a Petrobras, o local estará disponível para inspeção a partir desta segunda-feira (7).
Mín. 24° Máx. 28°