Na madrugada desta quarta-feira (9), parte do forro da área de embarque do Aeroporto Internacional de Macapá desabou. Segundo relatos de passageiros, o incidente ocorreu poucos minutos após um embarque. Não houve registro de feridos.
A Norte da Amazônia Airport (NOA), concessionária responsável pela administração do terminal, informou por meio de nota que a área afetada foi isolada e passará por reparos estruturais.
Imagens feitas no local mostram a estrutura caída próxima ao setor onde se formam as filas para o embarque nas aeronaves. Este é o segundo caso de desabamento de forro no aeroporto em menos de uma semana. No último domingo (6), uma parte da área externa também cedeu. Ambos os episódios ocorreram em horários de grande movimentação, durante embarques e desembarques.
Na terça-feira (8), o senador Randolfe Rodrigues (PT) comunicou ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, sobre os problemas estruturais do terminal. O parlamentar solicitou uma vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e um relatório com o histórico de fiscalizações feitas na NOA nos últimos dois anos.
Randolfe também anunciou que protocolará uma representação no Ministério Público Federal do Amapá (MPF-AP) contra a concessionária e que, em último caso, poderá pedir à Advocacia-Geral da União (AGU) a cassação do contrato da empresa.
"Estarei representando no Ministério Público Federal contra a empresa e, se necessário, pedirei a cassação da concessionária pela total irresponsabilidade", afirmou o senador.
O ministro Silvio Costa Filho confirmou que pretende visitar o Amapá na próxima semana para avaliar a situação de perto. Ele também destacou que pretende reunir-se com a NOA para discutir medidas emergenciais e soluções para garantir mais segurança e qualidade no serviço prestado.
O Aeroporto Internacional de Macapá é o único do estado e representa a principal porta de entrada e saída de passageiros no Amapá.
Leia nota da norte da Amazônia Airport (NOA) na íntegra:
A Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do Aeroporto Internacional de Macapá, informa que identificou, na madrugada desta quarta-feira (09), uma intercorrência na estrutura do forro da sala de embarque. A área foi imediatamente isolada e as medidas corretivas estão sendo executadas com a maior brevidade possível. Ressaltamos que o aeroporto está passando por obras de modernização e adequação de sua infraestrutura, viabilizadas por investimentos da concessionária.
A NOA reitera seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os que utilizam os terminais sob sua gestão.
Mín. 24° Máx. 28°