Na tarde desta terça-feira (20), a Polícia Federal prendeu, no bairro Nova Esperança, em Oiapoque (AP), um homem suspeito de integrar uma organização criminosa que invadia áreas de garimpo no norte do Amapá e na Guiana Francesa, utilizando armamento pesado para dominar os locais.
O indivíduo era um dos alvos da Operação Boulanger, deflagrada para investigar o grupo criminoso, mas estava foragido desde setembro de 2024. A operação revelou que os integrantes da organização invadiam garimpos e obrigavam os trabalhadores a atuarem sob coerção, vivendo sob ameaças constantes com fuzis apontados para suas cabeças.
Os garimpeiros eram submetidos a condições degradantes, em regime semelhante à escravidão, com jornadas ininterruptas e sem acesso a meios de comunicação. Um dos trabalhadores chegou a ser morto durante o período de domínio do grupo.
As investigações levaram à decretação da prisão preventiva dos líderes da organização. Dois estão presos na Guiana Francesa, aguardando extradição, e outros três já foram capturados no Brasil.
Mín. 23° Máx. 28°