Michel da Silva Cardoso, de 32 anos, foi preso nesta quarta-feira (21) na cidade de Breves, no estado do Pará. Ele é apontado como um dos mandantes do assassinato do missionário Márcio Souza, ocorrido em 22 de outubro de 2024, no bairro Muca, zona sul de Macapá.
A Delegacia de Homicídios divulgou a imagem de Michel e de Ana Maria Soares Cardoso, de 21 anos, em fevereiro deste ano. Ambos são investigados por ordenar que dois indivíduos cometessem o crime. Um dos executores foi preso em flagrante no dia seguinte ao homicídio. Segundo seu depoimento, ele devia R$ 350 a uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e foi ameaçado de morte caso não cumprisse a ordem de matar o missionário.
De acordo com o delegado Leonardo Leite, titular da Delegacia de Homicídios, o executor afirmou que recebeu a arma de fogo de um menor de idade. O adolescente foi apreendido em 1º de novembro e relatou que os mandantes eram traficantes que atuavam na mesma "boca de fumo", sendo um deles o "dono" do ponto e a outra, também envolvida no comércio de drogas.
A motivação do crime, segundo o irmão da vítima, estaria relacionada à atuação do missionário, que abordava jovens envolvidos com o tráfico em sua comunidade e os incentivava a abandonar o crime. Após uma dessas abordagens, ele teria sido ameaçado pelos traficantes. No dia seguinte, uma operação da Polícia Militar foi realizada na área, o que pode ter levado os criminosos a acreditar que ele havia denunciado a movimentação.
A comparsa de Michel, Ana Maria Soares Cardoso, segue foragida. Informações sobre seu paradeiro podem ser repassadas, de forma anônima e sigilosa, pelo disque-denúncia da Delegacia de Homicídios: (96) 99170-4302.
Mín. 23° Máx. 28°