A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (13/6), a Operação "Raiz Oculta", com o objetivo de combater o desmatamento ilegal de mais de 230 mil metros quadrados — o equivalente a cerca de 32 campos de futebol — na Floresta Estadual do Amapá (FLOTA), unidade de conservação sob domínio estadual.
Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Macapá, na região central, e nos municípios de Ferreira Gomes e Tartarugalzinho, no interior do estado. A operação apura indícios de crimes ambientais, como dano direto à unidade de conservação e lavagem de dinheiro.
As investigações apontam que a área desmatada foi utilizada para extração ilegal de madeira nobre e, posteriormente, convertida em pastagem para criação de gado de corte.
Além da coleta de provas, a ação busca garantir recursos para reparar os danos ambientais. Foi decretado o sequestro de bens no valor de R$ 650 mil do principal suspeito, além do bloqueio de outros R$ 880 mil, que deverão ser destinados à recuperação da área degradada.
Mín. 24° Máx. 30°