Duas mulheres foram presas em flagrante no último fim de semana ao tentarem entrar com drogas no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), durante o horário de visitação. Elas portavam substâncias entorpecentes, possivelmente maconha e cocaína em pó.
De acordo com o diretor do Iapen, Luiz Carlos Gomes Júnior, cerca de mil visitantes passam pelo presídio aos fins de semana — 500 no sábado e 500 no domingo. Com esse alto volume, algumas pessoas tentam burlar a fiscalização para introduzir drogas e outros itens ilícitos nas dependências do presídio. “Temos intensificado o efetivo e reforçado a segurança nesses dias”, afirmou.
O diretor destacou ainda que, nos últimos dois anos, o governo nomeou aproximadamente 390 novos policiais penais, representando um aumento de 40% no efetivo. Além disso, o presídio passou a contar com equipamentos modernos de inspeção corporal para a revista dos visitantes.
“Graças a esses investimentos, o número de prisões tem aumentado. Notamos também que o crime organizado tem mudado suas estratégias para tentar enviar drogas e celulares para dentro do presídio. Muitas vezes, mulheres em situação de vulnerabilidade são aliciadas com dinheiro e acabam se envolvendo nesse tipo de crime”, acrescentou.
As duas suspeitas foram encaminhadas ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no bairro Pacoval, onde permanecem à disposição da Justiça.
Mín. 24° Máx. 30°